Desenho de Formas Arredondadas

 Treinamento com formas arredondadas

Dominar o traçado de cones, cilindros e esferas é essencial para dominar o desenho e a pintura. As linhas oferecidas por essas formas geométricas servem de base para realização de qualquer forma arredondada. Ao desenhar essas formas lembre-se que elas têm três  dimensões, embora você só possa ver uma face ou parte do sólido, faça de conta que está olhando através dele, como se fosse transparente.
No desenho de qualquer linha curva, evite tentar controlar o movimento com o pulso ou os dedos, pois não permitirá a fluidez e a graciosidade necessária. Tente com os impulsos dados a partir do ombro. Faça o lápis deslizar suavemente, sem muita pressão, porém com firmeza.


 Treino de Elipses:
Segure o lápis como preferir e, com o pulso firme, faça movimentos circulares sem tocar o papel, movendo o braço inteiro. Depois vá baixando delicadamente o lápis até tocar o papel e então faça uma série de elipses, achatando gradualmente o movimento circular original, até senti-lo fluir confortavelmente. Logo após, desenhe os círculos do mesmo modo.


Perspectiva esférica:
Segure um copo com o braço esticado, ao nível dos olhos. Ele lhe parecerá plano, sem volume; a única impressão de forma arredondada será dada pelo modo como a luz incide na superfície de seus lados. Em seguida abaixe-o um pouco, mantendo o braço esticado e note como sua parte superior e inferior formam elipses. Olhe mais de perto e perceba a elipse de cima mais "estreita" que a de baixo. Esse efeito é conhecido como Perspectiva Esférica.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proporções da Figura humana

Noções de Perspectiva

"Flores no Vidro D'água" - Passo a passo