Tintas e pincéis

Pincéis
Três ou quatro pincéis de boa qualidade são suficientes para quem está começando. Redondos, chatos e ovais chatos ou filbert (pincéis chatos com pontas ovaladas). Os pincéis de cerdas, feitos com pêlos de porco, são mais duros do que os de marta e absorvem mais tinta, por isso são melhores para espalhar a tinta em áreas maiores. Os pincéis de marta redondos são mais indicados para trabalhar os detalhes da pintura. Existem também os pincéis de pêlos artificiais, de náilon, resistentes e fáceis de limpar. São aceitáveis, porém se deformam com facilidade. Uma dica importante: Usar pincéis maiores e mais duros para as primeiras camadas e os menores e macios para finalizar a pintura.

Paletas
Qualquer superfície serve como paleta, desde que seja impermeável e uniforme. Se for uma superfície de plástico deve se tomar cuidado para não reagir com o solvente da tinta (terebintina). As paletas de madeira com orifício para o polegar são encontradas em várias formas e tamanhos. É bom experimentar a que melhor se ajuste a sua mão, a fim de não cansar o braço.

Tintas
Com relação à qualidade, há dois tipos de tinta: profissional e amador. A primeira tem cor mais intensa e viva, pois a densidade do pigmento é maior, e também custa mais. A tinta destinada aos principiantes em geral vem com excesso de óleo ou misturada com outros materiais, como giz, e seus pigmentos são de qualidade inferior, por isso custa menos. Porém, essa qualidade é perfeitamente satisfatória. É melhor investir numa maior variedade de cores do que em tintas de qualidade superior. Dica importante: os materiais não passam de simples instrumentos para que as pessoas possam expressar sua criatividade. Grandes artistas produziram quadros famosos usando algumas pequenas combinações de cores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proporções da Figura humana

Noções de Perspectiva

"Flores no Vidro D'água" - Passo a passo